Páginas

Entrar é fácil, mas sair...

Todos os colaboradores (viciados e ex), afirmam categoricamente:
- Se pudessem voltar atrás, com certeza voltariam!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Este não é o lance, saia do lança!

Como este Blog, foi inspiração dos meus alunos, e as perguntas sobre esta DROGA, tem sido muito pertinentes, logo,  resolvi pesquisar e postar!
lança perfume é considerado uma droga, feita a partir de solventes químicos e assim como a cola de sapateiro é um dos solventes mais consumidos no Brasil. Trata-se de uma combinação de éter, cloreto de etila e uma essência de perfume, (sem contar os de fabricação caseira, que os componentes químicos, são avassaladores). Tudo isso é embalado industrialmente em tubos sobre pressão, onde o líquido ao ser liberado forma um jato congelante que em contato com o ar evapora rapidamente.
O lança-perfume foi industrializado na Argentina e importado para o Brasil do início até meados do século XX . Ele aparece no carnaval de 1906 no Rio de Janeiro, tornando-se popular como símbolo do carnaval. Originalmente era embalado em frascos dourados e utilizado até como uma brincadeira inocente e comum nos bailes do carnaval brasileiro, onde esguichava-se o produto entre os foliões causando uma sensação refrescante agradável e perfumada, porém aos poucos passou a ser inalado como uma droga que segundo algumas pesquisas não causa dependência física, mas poderá causar dependência psicológica, danos cerebrais e outros riscos à saúde.
Em 1961, após muitas mortes por parada cardíaca e por embriaguez seguida por quedas em janelas o Presidente Jânio Quadros acatou uma sugestão do jornalista Flávio Cavalcante e por seu decreto o uso do produto foi proibido inicialmente em salões e posteriormente a sua importação, isto explica a palca que observa-se nas fronteiras com os dizeres: “No Brasil portar ou usar lança-perfume é crime”, concluindo-se que, sendo assim pode levar à prisão por porte ou tráfico.
Em outros países o uso de tais produtos não é popular e a maioria das pessoas nem os conhece, onde os mesmos não são considerados de efeito tóxico e sim para fins analgésicos.
No Brasil, seu uso é ilegal e normalmente é usado na periferia, por se tratar de uma Droga, de baixo custo.
Como ele age?
Os solventes basicamente agem no cérebro a nível de sistema nervoso central, daí o fato da droga destruir neurônios, os quais não se recompõem, ela ainda pode provocar uma taquicardia, ou seja uma aceleração do coração, aumentando a freqüência cardíaca para até 180 batimentos por minuto  (normal - ao redor de 70 a 80 batimentos por minuto),  ocasionando desmaios ou em casos mais graves até a morte.
Efeitos
Dependerão muito da concentração, da sensibilidade pessoal, da quantidade de droga consumida, de qual substância existe realmente em cada frasco, pois como a droga é ilegal não se sabe ao certo a sua procedência e o que o frasco contém, mas de um modo geral o início dos efeitos após a aspiração costuma ser rápido de 5 à 10 segundos e durando em média de 15 à 40 minutos, fazendo com que o usuário repita várias vezes a inalação.
Todo esse processo poderá causar desde um pequeno zumbido no ouvido até fortes alucinações.
A seguir podemos conferir alguns deles:
1) Ilusões ou falsas percepções
2) Sonolência e pensamento confuso
3) Irritação nos olhos e sensibilidade à luz
4) Euforia e excitação
5) Diplopia (visão dupla) e nistagmo (movimento dos olhos)
6) Formigamento da face, das mãos e dos pés
7) Forte barulho no ouvido, semelhante ao tom de uma linha telefônica o qual pode agravar-se com o uso contínuo da droga, passando para um barulho mais intenso como de um helicóptero ou uma ambulância.
8) O tato pode ser alterado levando à uma sensação de estar voando, com conseqüente risco de quedas em maior ou menor grau de gravidade.
9 ) Desmaios e perda da consciência, pensamentos confusos.
10) Se inalado em grandes quantidades o indivíduo poderá ter alucinações, perdendo inclusive os sentidos, tendo sonhos que poderão levá-lo à quedas, e danos à sua integridade física.
11) Vontade de rir, sensação de felicidade, e desinibição
12) Retardo psicomotor e tremor
Intoxicação
Os efeitos da droga habitualmente são de curta duração, porém dependendo da quantidade inalada ou da freqüência de inalações o quadro poderá agravar-se partindo para uma intoxicação que poderá ser caracterizada por expectoração de placas de sangue,convulsões, estupor e coma.
Após o uso:
Após o efeito da droga, dependendo das condições físicas do usuário, da quantidade inalada, e de fatores já citados anteriormente, o mesmo estará sujeito a alguns outros efeitos nada agradáveis em nenhum aspecto, confira:
1) Depressão, dores de cabeça, náuseas e mal-estar
2) Algumas horas depois podem surgir dores de estômago e uma sensação de ressaca.
3) Misturado à bebidas alcoólicas pode causar coma profundo.
4)Ansiedade e violência podem ocorrer.
5)Eventualmente podem ocorrer depressão respiratória e arritmia cardíaca, com risco de morte súbita.
Medidas contra os efeitos
Em alguns casos o paciente poderá desenvolver uma ansiedade descontrolada e mesmo a violência, necessitando de providências medicamentosas através de benzodiazepínicos ou antipsicóticos.
Arritmias cardíacas e depressão respiratória, com risco de morte súbita também podem ocorrer. Nesses casos as medidas são de suporte, controlando-se as patologias apresentadas.
Na presença de coma, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva.
Dica importante
Falamos aqui um pouco sobre conceito, origem, efeitos, medidas e providências quanto ao uso, mas não podemos nos esquecer ainda dos trantornos a curto, médio e longo prazos, o que as drogas causam na vida do indivíduo em todos os sentidos. Infelizmente geralmente as pessoas só “acordam” realmente quando já sofreram danos, às vezes irreversíveis.
Em tempos atuais nos cabe lembrar de uma velha conhecida, a qual identifica-se como Informação e um velho conhecido que chama-se Conhecimento, para termos pelo menos a chance de saber dos efeitos danosos na saúde do indivíduo causado por drogas e pular fora enquanto é tempo!
Fontes
Cirurgia de Urgência – Vol.
II – 2ª Ed. – 1994
AINSWORTH, M. and OVER, M. Confronting AIDS: Public priorities in a global epidemic. Oxford University Press, Oct. 1997. 353 p.

Data de publicação: 04/07/2008
Categorias: 
Drogas

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois de leer isso sobre o "lança perfume" eu não tenho coragem nem de ver por perto; porque ele pode fazer mal pra mim também...
    não sei como tem pessoas corajosas de usa-lo sabendo que faz mal
    eu so a Kelly Cristina da 8c

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas pensam que a maconha afeta mais o organismo do que o lança mais a maconha é um pozinho e demora mais para atingir o organismo ja o lança é inalado afetando assim mais rapido o organismo do usuario
    tatiane 8°c

    ResponderExcluir
  4. O lança-perfume é uma droga!

    Não sei por que essas pessoas usam sabendo que vai fazer mal,mesmo se for só para experimentar, Zuar com a galera ou etc..
    Se eu fosse essas pessoas parava enquanto a tempo,porque depois não a volta.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns prof ° , isso mostra que essa bendita química , pode acabar com a vidas de muitas pessoas e familiares , ! o que me espanta é a quantidade de pessoas que usam drogas e quanto mais nós(adolecentes) tentamos nos proteger, percebemos que cada vez mais amigos do nosso convivio estão usando ou até mesmo traficando drogas. Pra mim,isso é muito preocupante. Já notei que palestras nem mesmo a experiencia de outros pode nos afastar disso somente a nossa propria opinião. Se entrarmos no mundo das drogas e porque quisemos e não somente por influencia ou uma família desistruturada. Eu tenho amigos que usam , mas não é porque eles usam que eu também vou usar. Eu acho que quase tudo é uma questão de opinião. Achei ótimo esse blog muito bom , OBRIGADO PELA INFORMAÇÕES ! Raquel 8°c

    ResponderExcluir